Andy Warhol






Andy Warhol


Sempre gostei muito do Pop Art de Lichtenstein, Yayoi Kusama, Peter Blake, David Hockney mas Andy Warhol sempre foi o meu queridinho.


Já fui há algumas exposições na Europa grandiosas mas o que senti hoje foi inédito.


" Se você quiser saber tudo sobre Andy Warhol, basta olhar para a superfície das minhas pinturas e filmes e lá estou eu. Não há nada por trás disso."


Hoje, na Estação Pinacoteca de São Paulo iniciou a exposição de Andy Warhol e como não poderia deixar para amanhã fui logo conferir, quase que não tenho palavras para definir o que senti, melhor tenho tantas coisas para dizer sobre a magnífica exposição de Warhol.


Fiquei toda arrepiada assim que avistei o primeiro quadro e tive uma sensação que há tempos não tinha, quando fui pra Londres, me senti em casa, andei por todos os lados, cumprimentava as pessoas na rua, fazia compras como se tivesse sempre morado naquela cidade, sensação estranha e de muita identidade. Quando entrei na exposição tive a mesma sensação de que estava revendo trabalhos maravilhosos de um grande amigo. Grandiosidade no trabalho e excentricidade na vida.


Andy Warhol criou obras em cima de mitos. Mas ele foi muito além disso: ele realmente criou mitos. Como o exemplo de que Warhol talvez tenha contribuído mais para o mito de Marilyn Monroe do que Hollywood e as revistas populares juntos. Ao retratar ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley, Liz Taylor, Marlon Brando e, sua favorita, Marilyn Monroe, Warhol mostrava o quanto personalidades públicas são figuras impessoais e vazias; mostrava isso associando a técnica com que reproduzia estes retratos, numa produção mecânica ao invés do trabalho manual. Da mesma forma, utilizou a técnica da serigrafia para representar a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como as garrafas de Coca-Cola e as latas de sopa Campbell. Mas ele fez mais que criar mitos através de ícones nas suas telas; ele criou o seu próprio mito. Escreveu duas autobiografias, tinha um programa na MTV relacionado com a sua frase que já era célebre (" No futuro, todas as pessoas serão famosas durante quinze minutos") possuía sósias que se faziam passar por ele durante conferências e acontecimentos sociais, colaborava com vários artistas, abriu seu próprio escritório de negócios artísticos (Factory), influenciou o trabalho da banda Velvet Underground, recebeu um tiro de uma líder de um movimento feminista, foi um dos pioneiros a repensar a arte comercial como integrante do círculo das ”belas-artes", apresentou também uma nova concepção estética no cinema, disse que não desenharia mais e só filmaria, e então voltou para sua concepção de pinturas iniciais quando ninguém esperava. É o artista pop por excelência, pois é o único artista que possui todas as características deste movimento, e isto não se restringe apenas às suas obras: pois o próprio Warhol simboliza na perfeição esse american way of life, a realização do sonho americano.


Adorei esta frase de Warhol, a propósito das serigrafias de Coca-Cola:


O que é grande sobre este país é que a América começou a tradição, onde os mais ricos os consumidores compram essencialmente as mesmas coisas que os mais pobres. Você pode estar assistindo TV e beber uma Coca-Cola, e você sabe que o presidente bebe Coca-Cola, Liz Taylor bebe Coca-Cola, e você pensa, eu posso beber uma Coca-Cola, também. A Coca é uma Coca e nenhuma quantia de dinheiro que você tem pode comprar uma melhor do que a Coca-Cola que um mendigo está bebendo na esquina. Todas as Cocas são as mesmas e todas as Cocas são boas. Liz Taylor sabe, o presidente sabe disso, o vagabundo sabe disso, e você também sabe disso...


Ontem, estava falando com uma amiga sobre a proximidade que temos com as pessoas, artistas, escritores, meios de comunicação e outros em tempo real, o Twitter é um exemplo preciso disso, você segue pessoas famosas que no mesmo momento que você está teclando num notebook, PC, BlackBerry, celular...eles estão fazendo o mesmo que você, e você também sabe disso... Loucura!


Segue mais frases do Warhol:


" Acho que tenho uma interpretação muito livre de trabalho, porque penso que estar vivo já dá tanto trabalho que não queremos fazer mais nada"


“ Um artista é alguém que produz coisas de que as pessoas não têm necessidade, mas que ele por qualquer razão - pensa que seria uma boa idéia dá-las a elas.”


“ Dizem sempre que o tempo muda as coisas, mas na realidade somos nós próprios quem tem de as mudar.”


" Eu perguntei para umas 10 ou 15 pessoas o que elas mais gostam. Finalmente uma amiga fez a pergunta certa: O que você mais ama? Foi por isso que comecei a pintar dinheiro."

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails